Super-poderes do Livro: IMAGINAÇÃO E PAZ
O ÂMBITO
Descrição geral
A Exposição Artística “O Livro: um ilusório obsoleto” surge integrada na Incubadora de Arte desenvolvida pelo Colégio D. Pedro V durante o ano letivo 2020/2021.
A incubadora, na sua essência literal, é um aparelho cujo objetivo é disponibilizar a temperatura e o meio ótimos para ajudar a desenvolver. Metaforicamente, esta incubadora de arte disponibilizou no terreno educativo, como temperatura ótima, um conjunto de atividades integradas nos planos curriculares dos alunos e, como meio ideal, o universo de cada um, com o intuito de fazê-los pensar.
No Pré-Escolar, as crianças pensaram naquilo que torna o livro num objeto singular e com “super-poderes” extraordinários e insubstituíveis e no 1.º Ciclo, os alunos refletiram, filosofaram sobre um mundo sem livros, isto é, um mundo onde outrora existiram livros e subitamente desapareceram.
Desta reflexão, e conjuntamente com as suas famílias, surgem peças artísticas expostas na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
Esta exposição integra-se no trabalho desenvolvido pelo Colégio D. Pedro V no âmbito da sua integração na Rede de Escolas Associadas da UNESCO.
Detalhes
A partir da questão comum "As novas tecnologias substituirão o livro, a sua intenção e os seus âmbitos no crescimento do ser humano como pessoa?, a incubadora de arte bifurcou-se em duas sub-questões, adaptadas à exploração em cada faixa etária do Colégio D. Pedro V.
Pré-Escolar: Quais os super-poderes do livro?
1.º CIclo: E se os livros deixassem de existir?
As várias salas do Pré-Escolar e turmas do 1.º Ciclo exploraram as duas sub-questões de em concílio com os seus Projetos Curriculares de Grupo (P.C.G.) e Projetos Curriculares de Turma (P.C.T.), abrindo o horizonte desta reflexão filosófica.
No Pré-Escolar, a "árvore", assumiu o ponto comum entre os vários P.C.G. das salas, por ser tida como a "mãe dos livros" ao fornecer a matéria-prima para o fabrico do livro.
No 1.º Ciclo, a reflexão assumiu contornos denotativos, enveredando-se pela exploração expressiva com recurso à Personificação e à Metáfora.